
Genótipo: Constituição gênica do indivíduo, isto é, são os genes que ele possui em suas células e que foram herdados dos seus pais.Representado por letras.Ex.: Aa, Zz, Tt, Bb ...
Fenótipo: é a expressão do genótipo, ou seja as características de cada ser vivo, sendo que está, pode ser alterada pelo meio.
Logo: FENOTIPO = GENÓTIPO + AÇÃO DO MEIO
Ex: cor da pele, texturas dos cabelos, altura, etc.
GENÓTIPO + AÇÃO DO MEIO = FENÓTIPO
Gregor Mendel, um monge austríaco (séc. XIX) conduziu brilhantes experiências de cruzamento entre plantas que o levaram à descoberta das regras das quais nasceu a genética.Mendel fez experimentos com ervilhas de cheiro( Pisum sativum) , ele cruzou ervilhas amarelas com ervilhas verde, ambas puras e observou os seguintes resultados:Mendel iniciava o cruzamento com variedades diferentes entre si mas sempre puras.Na primeira geração de filhos, todos apresentavam sementes amarelas;Cruzando essa primeira geração entre si, obteve-se plantas com sementes amarelas o outras com sementes verdes ;O caráter amarelo foi dito dominante, e o verde recessivo.
Primeira Lei de Mendel:“Cada caráter é condicionado por um par fatores (genes), um deles proveniente do pai e o outro da mãe. Apenas um dos dois genes é fornecido a cada gameta produzido.”Onde podemos ter os seguintes genótipos:
Homozigoto Dominantes : AA, VV, CC
Homozigoto Recessivo: aa, vv, cc
Heterozigoto: Aa, Vv, Cc

Ex:1- Ao cruzarmos uma castanheira que possui castanhas grandes heterozigoto, com outra castanheira que gera castanhas pequenas.
Qual as possibilidades de genótipos dos descendentes?
Cruzamento: Pp x pp
Pp
Pp
pp
pp