quarta-feira, 7 de abril de 2010

GENÉTICA BÁSICA




Genética é o campo da biologia que estuda os mecanismos de transmissão de características de geração em geração , a hereditariedade.Genes : fragmentos do DNA capaz de ser transcrito em uma molécula de RNAm, que será traduzida em uma proteína.

Genótipo: Constituição gênica do indivíduo, isto é, são os genes que ele possui em suas células e que foram herdados dos seus pais.Representado por letras.Ex.: Aa, Zz, Tt, Bb ...


Fenótipo: é a expressão do genótipo, ou seja as características de cada ser vivo, sendo que está, pode ser alterada pelo meio.


Logo: FENOTIPO = GENÓTIPO + AÇÃO DO MEIO
Ex: cor da pele, texturas dos cabelos, altura, etc.


GENÓTIPO + AÇÃO DO MEIO = FENÓTIPO

Gregor Mendel, um monge austríaco (séc. XIX) conduziu brilhantes experiências de cruzamento entre plantas que o levaram à descoberta das regras das quais nasceu a genética.Mendel fez experimentos com ervilhas de cheiro( Pisum sativum) , ele cruzou ervilhas amarelas com ervilhas verde, ambas puras e observou os seguintes resultados:Mendel iniciava o cruzamento com variedades diferentes entre si mas sempre puras.Na primeira geração de filhos, todos apresentavam sementes amarelas;Cruzando essa primeira geração entre si, obteve-se plantas com sementes amarelas o outras com sementes verdes ;O caráter amarelo foi dito dominante, e o verde recessivo.

Primeira Lei de Mendel:“Cada caráter é condicionado por um par fatores (genes), um deles proveniente do pai e o outro da mãe. Apenas um dos dois genes é fornecido a cada gameta produzido.”Onde podemos ter os seguintes genótipos:

Homozigoto Dominantes : AA, VV, CC
Homozigoto Recessivo: aa, vv, cc
Heterozigoto: Aa, Vv, Cc




Ex:1- Ao cruzarmos uma castanheira que possui castanhas grandes heterozigoto, com outra castanheira que gera castanhas pequenas.
Qual as possibilidades de genótipos dos descendentes?
Cruzamento: Pp x pp
Pp
Pp
pp
pp

OS CINCO REINOS






OS CINCO REINOS Hoje sabemos bem que existem 5 grandes reinos do qual fazem parte as mais diferentes formas de vida. Mas será que conhecemos todos? Será que sabemos reconhecer quem são os seus representantes? Abaixo estão relacionados alguns exemplos de seres vivos pertencentes a esses reinos.·





Reino Monera: Seres vivos unicelulares, com células procariontes, autotróficos ou heterotróficos.Ex: Bactérias e Algas Azuis (ou Cianobactérias).·








Reino Protista: Seres vivos unicelulares, com células eucariontes, podem ser autotróficos ou heterotróficos.Ex: Protozoários, como amebas e T. cruzy e algas inferiores ou eucariontes.








· Reino Plantae: Seres com células eucariontes, pluricelulares e autotróficos.Ex: Musgo, samambaia, margarida, andiroba etc.· Reino












Animalia: Seres vivos pluricelulares, com células eucariontes e heterotróficos.Ex: Todos os animais.·


























Reino Fungi: Seres vivos unicelulares ou pluricelulares, com células eucariontes. Todos são heterotróficos.Ex: Cogumelos e leveduras

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Teoria celular












A teoria celular afirma que todos so seres vivos possuem a celula como sua strutura básica funcional.
É na celula que que serão realizadas todas as funções vitais de um organismo.
Podemos considerar dois grupos distintos de células:

CÉLULAS PROCARIÓTICAS: são células desprovidas de uma membrana nuclear, a Cariomembrana, devido a esta característica a celular mantem seu núcleo disperso no citoplasma.

Exemplos: BACTÉRIAS

CÉLULAS EUCARIÓTICAS : são celulas que possuem a cariomembrana, que é responsavel por delimitar e organizar o material núclear, o núcleo dessas células fica facilmente identificado.

EXEMPLO: ANIMAIS

quarta-feira, 31 de março de 2010

Relações entre os Seres Vivos


Seres vivos de uma mesma comunidade relacionam entre si e com o meio. Tal interação ocorre não só entre indivíduos da mesma espécie (relações intraespecíficas), mas também de outras populações (relações interespecíficas); podendo consistir em laços benéficos, ou não. Relações ecológicas podem ser harmônicas ou desarmônicas. O primeiro caso ocorre quando ambos os indivíduos são beneficiados; ou apenas um, mas sem causar dano ao outro. Já o segundo, quando isto não ocorre. Como relações intraespecíficas harmônicas, temos: - Competição intraespecífica: Competição por território, parceiros reprodutivos, alimentos, dentre outros. Como relações interespecíficas harmônicas, temos: - Mutualismo: Ambas as espécies, associadas entre si, se beneficiam, sendo tal relação imprescindível à sobrevivência destas. Ex: liquens (fungos + algas). - Protocooperação: Ambas as espécies se beneficiam, mas sem estar dependentemente, e tampouco obrigatoriamente, unidas. Ex: Caranguejo-eremita e anêmonas-do-mar. - Inquilinismo: Uma espécie fornece proteção ou moradia à outra, sem se prejudicar. Ex: orquídeas epífitas. - Comensalismo: Um organismo se alimenta de restos da alimentação de outro. É uma relação que fornece benefícios apenas a uma espécie, enquanto a outra permanece indiferente.
E as desarmônicas: - Amensalismo: O desenvolvimento ou próprio nascimento de indivíduos de uma espécie sendo prejudicado graças à secreção de substâncias tóxicas, produzidas por outra. Ex: secreção antibiótica dos Penicillium. - Herbivoria: Herbívoros se alimentam de partes ou mesmo de plantas inteiras. Ex: boi - capim. - Predatismo: Consiste na captura, morte e alimentação de suas presas. Ex: plantas carnívoras, aranhas e leões. - Parasitismo: Um parasita se alimenta de seu hospedeiro sem, necessariamente, levá-lo a óbito. Ex: carrapato (ectoparasita) e lombrigas (endoparasita). - Competição interespecífica: Disputa por recursos, entre espécies diferentes, geralmente de nichos ecológicos semelhantes.